2017 Conferência Latino-Americana de Retiro Agenda

Thursday, May 4, 2017

8:00 am - Inscripción

8:45 am - 9:30 am - Abertura

Mauricio Zanatta - President, AVIRA (Argentinean Life Insurance and Annuities Association)

9:30 am - 10:30 am - Resumo do Mercado Argentino Atual

Hernán Pérez Raffo compartilhará sua perspectivas sobre os pontos fortes do sistema atual de aposentadoria da Argentina, juntamente com as áreas que apresentam os maiores problemas bem como as áreas de oportunidade - especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de um sistema de poupança voluntário. Ele também irá explorar de onde poderiam provir novas oportunidades para formação de capital, discutir o papel que as asseguradores deverão tomar para criar produtos que complementares o que existe atualmente e identificar que da regulação atual da Argentina afetará a capacidade de o pais criar uma situação com benefícios mútuos para todos os participantes.

Hernán Pérez Raffo - Partner, PwC Argentina

10:30 am - 11:00 am - Intervalo para Café

11:00 am - 12:00 pm - Resumo do Mercado Brasileiro

Este resumo do sistema atual de retiros e pensões do Brasil irá realçar as atividades chave e reformas desde os últimos20 anos, bem como onde o país está atualmente e aonde planeja ir no futuro. A discussão irá explicar o tratamento diferenciado dos produtos de seguros de vida (PGBLs em inglês) e planos complementares de pensões (VGBLs em inglês), bem como um resumo sobre como a recente legislação pode influencias no Sistema Público de Pensões.

Andrea Levy - Strategic Advisor to the CEO, Mongeral Aegon

12:00 pm - 1:00 pm - Resumo do Mercado dos EUA

Os estados e empregadores têm interesse em ajudar as pessoas a poupar para a aposentadoria. As tendências globais, incluindo o declínio dos planos de benefícios da pensão e o aumento da longevidade significam que as pessoas necessitam tomar mais responsabilidade para a poupança da sua aposentadoria. O plano de contribuições definidas é uma importante maneira de fazer isto. Esta apresentação abordará sobre o sistema de contribuições definidas no EUA e compartilhará informações e atitudes em utilização .sobre estes planos, poupança e comportamento do investimento neles, e algumas lições aprendidas da experiência dos EUA. Também examinar quanto bem esses planos estão ajudando às pessoas a atingir sua segurança social nos EUA e onde for.

1:00 pm - 2:00 pm - Almoço

2:00 pm - 2:45 pm - esumo do Mercado Mexicano - Poupança Voluntária: Desafios do Sistema Mexicano de Pensñoes

A reforma do sistema de pensões no México criou um paradigma para os trabalhadores mexicanos, colocando uma grande ênfase na responsabilidade para construção de ativos. Esta apresentação abordará sobre as medidas tomadas para aumentar a sensibilização dos trabalhadores, modificar o comportamento e as expectativas, e superar os desafios que se puseram no caminho de atingir esse importante objetivo.

Humberto Topete Campos - Director de Operaciones y Servicios, Asociación Mexicana de Afores

2:45 pm - 3:45 pm - Resumo do Mercado Chileno: “Uma Revolução Inspiradora: Economias de Aposentadoria em Contas Pessoais”

Baseado nas suas experiências como um membro senior do Conselho do Centro Internacional da Reforma de Pensões (independente da reflexão,www.josepinera.org,  que promove o Modelo Chileno de Reforma para Pensoes de Contas de Retiro Individuais), Carlos Gómez ministrará um resumo sobre o sistema chileno atual de retiros. As principais áreas de apresentação incluirao lições aprendidas com os planos obrigatorios de contribuções definidas, e como o Chile acumulou com sucesso e investiu grandes quantidades de capital (US $ 220 bilhões, 80% do PIB do Chile) que os gestores de fundos investiram na expansão e modernização das empresas tanto no Chile quanto no exterior. (Em uma taxa média annual real de retorno de 8,25% em 36% anos.) Juntamente com outras reformas do mercado livre, a introdução de contas de poupança individuais estão tornando o Chile o primeiro país da América Latina para atingir o desenvolvimento.

Carlos Gomez - Senior Fellow y Miembro del Directorio, International Center for Pension Reform

3:45 pm - 4:15 pm - Intervalo para Café

4:15 pm - 5:15 pm - A demografia da América Latina: bônus demográfico e envelhecimento

Os países da América Latina estão passando por uma fase de transição demográfica que é conhecida como o "bônus demográfico" e precisam se preparar para a próxima fase de "envelhecimento". Esta sessão irá analisar os desafios e oportunidades associadas a esses estágios em cumprimentos do crescimento económico, da poupança e o desenvolvimento dos mercados de capitais e as demandas potenciais dos seguros de retiros ao mudar a participação das diferentes coortes da população. 

5:15 pm - 6:30 pm - Recepção

Friday, May 5, 2017

8:45 am - 9:00 am - Seja bem-vindo mais uma

9:00 am - 10:00 am - Educação para o retiro e Consciência Financeira: Uma Tarefa Inacabada

Quando se trata de plano de retiro, levando ao consumidor a tomar decisões que podem ser difíceis. Incerteza, dúvida, e complexidade são todos os obstáculos para compromisso. Esta sessão irá olhar para as melhores práticas e táticas para educar os consumidores e promover a " literária financeira"– assim, motivando-os a tomar decisões. As informações sobre as tendências e hábitos do consumidor de hoje, e o que podemos esperar do consumidor do futuro (nova geração) será também compartilhada.

Gabriel Chaufan - President, BBVA Seguros, Argentina

10:00 am - 11:00 am - O Papel do Retiro na Formação do Capital

Esta apresentação irá discutir o impacto que os sistemas de capitalização privada em Mercados de capitais, e irá analisar as contribuições relativas a outros Investidores Institucionais e o original nos mercados. Irá também demonstrar como investimentos a longo prazo são possíveis, e pode ajudar a desenvolver novos instrumentos financeiros, enquanto ao mesmo tempo que contribuem para diminuir o impacto de choques externos.

11:00 am - 11:30 am - Intervalo para Café

11:30 am - 12:45 pm - Painel executivo

Este painel de executivos vai refletir sobre apresentações dos anteriores dois dias, examinando como a demografia, tecnologia e regulamento estão remodelando a paisagem do planejamento da renda de aposentadoria. O Painel compartilhará suas opiniões sobre onde estão as maiores oportunidades, e então tirar conclusões sobre como preencher a lacuna entre os problemas atuais e o futuro desejado. Eles vão também discutir suas perspectivas sobre onde estarão as maiores oportunidades para desenvolver- se nos seus mercados, como um sistema de poupança voluntário pode ser aplicado com sucesso na Argentina, e ajudar a responder a pergunta "Para onde vamos a partir daqui?"

Ana María Weisz - Director of Retirement, Argentina, Bolivia, Uruguay and Paraguay, Mercer

Mauricio Zanatta - President, AVIRA (Argentinean Life Insurance and Annuities Association)

Eduardo Cassese - Private Consultant & Independent Director, Supervielle Seguros

12:45 pm - 1:00 pm - Considerações Finais