LIMRA Home Link
Portuguese_Development_Banner_Final

Gerenciamento de Corretoras de Seguro Licenciadas (CIAM)

O CIAM é um moderno programa, específico para cada país, de melhora de desempenho do gerenciamento de corretoras desenvolvido para preparar hoje os líderes de amanhã. A designação CIAM (Gerente Certificado de Corretora de Seguros) tem sido e continuará sendo o programa internacional de melhoria de desempenho e desenvolvimento profissional para gerentes do setor de serviços financeiros. Obter essa designação significa que o designado dominou os conhecimentos e as habilidades necessários para enfrentar os desafios de sua função como líder de uma corretora. No entanto, no ambiente global de serviços financeiros cada vez mais competitivo de hoje (e do futuro), os gerentes estão sob constante pressão para aumentar vendas, fechá-las mais rapidamente e aumentar a lucratividade, em meio a uma enorme quantidade de produtos, concorrentes e condições de mercado em constante alteração.

O segredo do sucesso, e freqüentemente apenas da sobrevivência, neste ambiente em constante mudança é desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessários para responder com eficiência a essas pressões. E é disso que trata o programa CIAM. Reconhecendo que muitas competências subjacentes para se tornar um gerente bem-sucedido permanecem essencialmente as mesmas, o programa CIAM adota uma nova perspectiva em relação a essas habilidades fundamentais, atualizando-as com ferramentas e filosofias de "melhores práticas" de gerenciamento de corretoras para o século XXI. Por exemplo, aumentar a produtividade de corretores é o foco do módulo Gerenciamento de desempenho. Esse módulo apresenta um sistema de gerenciamento de atividades atualizado e testado em campo, que inclui um processo de gerenciamento de dados de atividades desenvolvido para identificar e solucionar problemas de desempenho insatisfatório. Outros cursos desenvolvem ainda mais as competências, mostrando, por exemplo, como gerenciar uma corretora/unidade de vendas de modo rentável ou apresentam novas habilidades, como o gerenciamento de consultores financeiros em um ambiente mais sensível à conformidade. Finalmente, Comitês de Revisão de Conteúdo, específicos dos países, compostos por executivos de vendas e treinamento de empresas associadas, revisam cada programa atualizado no currículo do CIAM para criar um programa com as melhores práticas para o país em questão, que reflita da melhor maneira possível a cultura e as operações locais.

Como me qualifico para a designação CIAM?

Para obter a designação CIAM, é necessário concluir sete requisitos. Como o escopo do programa CIAM é internacional, o currículo de cada etapa reflete os estágios exclusivos do desenvolvimento do setor nos países do mundo inteiro. A LIMRA recomenda que as etapas sejam concluídas na seguinte ordem:

ETAPA A – MSS (Seminário de habilidades de gerenciamento) ou três dos seis cursos da Série de gerenciamento de marketing

O seminário MSS o ajudará a compreender os requisitos do cargo de gerente de campo, quais são seus principais componentes e como essas responsabilidades devem ser postas em prática. Ou, se preferir, conclua três dos seis cursos da MMS (Série de gerenciamento de marketing) por meio de seminários ou auto-estudo com projetos enviados à LIMRA para aprovação.

ETAPA B – AMTC (Curso de treinamento de gerenciamento de corretoras)
O AMTC ajudará a desenvolver e aprimorar suas habilidades básicas de gerenciamento nas áreas críticas de planejamento, recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho.

ETAPA C – FMS (Seminários de gerenciamento de campo)
Estes seminários o ajudarão a crescer em algumas áreas selecionadas, como recrutamento, planejamento, desenvolvimento de mercado, gerenciamento de negócios ou aumento de produtividade.

ETAPA D – PMW (Workshop de gerenciamento rentável) ou ROS (Curso para diretores regionais)
Este workshop de gerenciamento avançado o ajudará a pensar como um diretor executivo e a desenvolver habilidades estratégicas de longo prazo para aumentar continuamente a produtividade e alcançar seus objetivos.

ETAPA E – Tese
Esta análise por escrito descreverá como você aplicou as habilidades, as teorias e os conceitos adquiridos em sua carreira.

ETAPA F – Certificado de profissionalismo
Sua empresa principal deve confirmar se você cumpriu os padrões obrigatórios de atendimento, conduta profissional e comportamento ético.

ETAPA G – Experiência em gerenciamento
Como pré-requisito geral, você deve ter atuado durante cinco anos no gerenciamento de campo, incluindo a supervisão de um corretor recrutado nos últimos 12 meses ou ser atualmente um diretor regional de campo.